Definição de um

Hackathon

Resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona).

Apesar da definição inicial, pode-se conduzir um Hackathon de formas diferentes e com objetivos diversos. Os Hackathons podem ser aplicados para construção de softwares, inovações corporativas, recrutamento de novos profissionais, melhoria na sociedade, melhorias nos serviços de uma empresa, entre outros.

Nesses eventos, os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, podem ampliar seus conhecimentos, desenvolver a criatividade, trabalhar em equipe, tomar decisões, definir ações estratégicas, interagir com participantes de outras áreas, fazer networking, estimular o empreendedorismo, participar de um projeto real e colaborativo , e deixar um legado para a sociedade.

Hackathon: veja os

Benefícios

Hackathon na

SMILE

Atividade multidisciplinar visando o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores em um desafio de criar, desenhar, prototipar e testar ideias. 

O projeto deverá seguir as principais fases: descoberta, interpretação, ideação, experimentação, evolução.

Dependendo do Hackathon oferecido, poderá ser realizado o processo pelo próprio site do Smile, conforme o número de inscritos ou pelo próprio site da empresa. Não há pré-requisitos para participar do Hackathon (todos alunos dos cursos de graduação da Mauá poderão participar, como também o público externo).

Formação dos Grupos – a definição será estabelecida pelos profissionais da empresa no início do Hackathon (em geral são grupos de 3 a 5 alunos). Cada grupo deverá preferencialmente ser formado por pelo menos 1 aluno de cada área (Administração, Design e Engenharia).

Conhecimentos Necessários

Inscrições

É obrigatório que pelo menos um integrante do grupo tenha um laptop próprio para o acompanhamento e desenvolvimento do projeto.

Especialistas e Professores

Profissionais

Os Hackathons serão conduzidos por profissionais de empresas de áreas diversas que deverão propor os desafios baseados em problemas reais, com auxílio e supervisão de professores e funcionários da Mauá.

A premiação ocorrerá para os 3 grupos mais bem classificados na banca avaliadora. Critérios para seleção do projeto vencedor:

  • Adequação à proposta;
  • Caráter inovador da solução;
  • Viabilidade técnica e financeira;
  • Relevância e impacto da solução;
  • Qualidade da apresentação.

Hackathon SMILE

Premiações

Patrocinadores Master

fifties-1
Scania-logo-6200x1800
dupont-logo
default
Fechar Menu